sexta-feira, janeiro 21, 2005

Onda Verde (E TGV lá mais para o fim)

A ultima moda da REFER é a de andar por aí a espalhar barreiras anti som...Se algumas comunidades reclamaram a sua instalação, como é o caso ali da malta da Porcalhota...perdão Amadora, o mesmo não veio a publico em muitas mais comunidades.

No caso da Amadora, é verdade verdadinha que o comboio já lá estava quando as pessoas que reclamam foram para lá viver...contudo, nesses tempos, as travessas eram de madeira, os comboios eram as ute's mas o numero de comboios até era superior...

Não...não me enganei...A linha de sintra nos tempos em que era via dupla, com sinalização automatica apenas no sentido normal de circulação tinha mais comboios do que hoje em dia com 4 linhas e sinalização controlada centralmente por um tal de CTC de Campolide(que tem muito que se lhe diga, especialmente na desRegulação de comboios), pelo menos da Amadora para baixo. Basta agarrar num horario dos anos 80 para verificar que havia comboios de 4 em 4 minutos da Amadora para baixo, o que dava 15 comboios/hora...hoje temos 14 comboios/hora (12, desde que a gruta do rossio fechou para obras de upgrade para tunel)

Ora os meninos não esperneavam tanto...entrementes com as UBE's, (Unidades Barulhentas Electricas) e com as travessas monobloco acabou-se o descanso....é impressionante a barulheira que aquilo faz...há que dar o braço a torcer...não há paciencia

No entanto, a REFER parece ter descoberto que as barreiras anti som compradas por atacado são mais baratas, e vai daí toca a plantar barreiras anti som por tudo quanto é lado.

Um dos casos mais interessantes é ali para os lados de Palmela. Quem for no piso debaixo duma 3500 de Fertagus só ve é verde entre o Pinhal Novo e Setubal...seja das barreiras anti som, seja da rede que delimita a via, seja do mato que a rodeia...

Se se for para o piso superior, la se ve mais qualquer coisa e rapidamente que se chega a conclusão que a REFER fez ali um autentico atentado urbanistico. Não bastando ter divido ao meio duma forma fria e cruel uma localidade, cujo o nome nao me vem a memoria, ali entre Palmela e o Pinhal Novo (a via unica que la estava dantes não fazia nem um decimo do estrago) ainda por cima se poe para ali a por barreiras anti som de 4 metros de altura, que simplesmente cortam a vista as pessoas viradas para a linha. Quem tinha vista para o castelo de Palmela e para a terra do outro lado da linha, agora tem vista para um muro verde!
E isto prolonga-se por km's e km's...

O que justifica isto? 4 comboios hora? Ainda por cima nem fazem metade do barulho das UQE's da linha de sintra e as casas na sua esmagadora maioria estão a 20 metros da linha. Duvido que existisse real incomodo e mesmo que tal existisse, outras soluções menos descaracterizadoras poderiam ter sido certamente encontradas, além de que ali se vê um "excesso de zelo" na colocação das mesmas

Agora ponho me a imaginar o TGV e os sitios que vai cortar ao meio....acho que muita gente ainda nao se apercebeu disso...Se a REFER faz isto para comboios de 140 km/h (é certo que a linha é de 200 mas prontos) imagine-se o que não fará para uma linha de 300 km/h, com comboios a passar efectivamente a 300 km/h...as barreiras anti-som, se forem postas com o zelo com que o estão a ser neste momento vão dar origem a um muro da vergonha com uns quantos metros de altura entre os extremos da linha...

Alguns poderão estar para ai a mandar bitaques que é a RAVE e não a REFER que tem a responsabilidade das linhas de AV...DUHHHHHHHH...

http://www.rave.pt/quem_somos/orgaos_sociais.htm

http://www.refer.pt/pt/apresentacao.php?id=409&idold=405

ora reparem lá no nome do presidente do CA e do Vogal de cada uma das empresas...

Esclarecidos?

Ora assim sendo, ja estou a imaginar a cara das populaçoes quando virem que o unico beneficio que TGV lhe vai trazer é uma voltita de mais 5 km para irem para o outro lado da aldeia...

Bom, já é tarde...

Adeus