quinta-feira, janeiro 27, 2005

Buraquinhos...finalmente a estória

Desculpem la a demora mas nem so de blogs vive o homem e o trabalho cansa..pelo menos o meu...adiante

A posta de pescada que eu tinha mandado, referia que os buraquinhos são um dos pontos fulcrais do CF em Portugal.Ora, a razão de tal ordinarice tem a haver com o facto de os donos desta maqueta ferroviária à escala de 1:1 que se chamam os Caminhos de Ferro em Portugal, ja desde ha largos anos terem decidido ignorar o facto de a standartização da Bitola ser um facto inevitavel. Assim sendo, continuaram a instalar travessas de betão que apenas servem para bitola ibéria.
Ora, os parvos do pais aqui ao lado (e refiro-me a Espanha e não à Madeira) desde há muito que andam a instalar travessas bibitola. Ou seja, quando quiserem mudar a bitola aquilo e da noite para o dia...é so chegar os carris para o meio. É aqui que entram os Buraquinhos...é que para as travessas serem bibitola pouco mais e necessário que abrir dois Buraquinhos adicionais na travessa. Depois de feitas, as travessas em betão, dificilmente serao adaptaveis para outra bitola. Ora como em Portugal, nao foram usadas travessas bibitola, quando ocorrer a mudança da bitola, vai ser um ve se te havias a trocar travessas de betao, que muito provavelmente estarao em optimo estado e simplesmente deita las fora...Ou seja...ou estamos perante alguém incrivelmente tolo e estúpido ou entao estamos perante um génio com participação em algum empreiteiro de via ou numa fabrica de travessas...algo que certamente nunca se saberá ao certo!

O mais engraçado foi que ha uns tempos parece que tiveram de ir buscar a Espanha umas travessas, porque por ca andavam a gastalas mais depressa que as produziam...nada de extraordinario...o pior foi que conseguiram comprar em Espanha travessas simples de bitola ibérica...

Já estou a imaginar o dialogo entre o Joselito, o nosso manda chuva de obra e o Ramon, o homem das travessas:

J- Buenas Tardes hombre
R- Buenas...en que puesso ayudarlo
J - Necessito de travessas de bitola ibérica para unas renovaciones en la linea del norte de Portugal
R - oh si.tengo aqui unas trabessitas muy buenas para vosotros...bibitolita...
J - hum.... (ja com ar desconfiado)
Ramon abre o expositor de travessas e mostra a travessa...
R - mire mire...son de muy buena calidad...
Joselito pensa...olha o granda FDP...ja me quer vender um lote de travessas defeituosas...estes espanhois são mesmo do piorio...minha rica fabriqueta de travessas no Tramagal
J - COÑO....hijo de una meretriz...me quieres vender unas travessitas con defecto...tienen dos furitos a mas....
R - Mas joselito...eso son travessitas bibitola...
J - No quiero saber...me estas enganando...onde ya se viu travessas con 3 furos....solo en via algaliada y esa no la necessistamos ya que estamos cerrando las vias estretchas...los mios autobuses hacen um mui mejor serbicio...
Ramon ja lixado dos chavelhos, de repente lembra-se dumas travessas que tem la perdidas para o fundo do armazém e tem uma ideia de génio..chular o cabrão do Tuga que insinuou que um espanhol é capaz de ser desonesto...
R - Mui bien...mil perdones...te va a arranjar unas trabessitas de modelo antiquo mas tienen que ser echas de proposito e te van a custar 20% mas que las travessitas normales...
J - Si....las hace los mas depriessa possible....(ao mesmo tempo que pensa que ja enganou o espanhol e que ainda por cima fez um bom negócio)

Isto não foi realidade, mas bem que poderia ser...aliás se pensarmos, uma travessa bi bitola até deve sair mais barata...é que como tem dois furinhos a mais, e menos betão que se usa para a fazer...ou seja tem-se para ai uma poupança de 3%...o que é bastante...especialmente se tivermos em conta que à posteriori nao necessitará de ser trocada.....bom...mas os empreiteiros também têm direito ao negócio...

A história registará os eventos, e especialmente os erros destes senhores.

até um dia destes