quarta-feira, março 01, 2006

Beneficio do Utente

Ora nem mais... A nova teoria da Sr.ª Dr.ª Ana P. Vitorino:

Chular o utente e aliviá-lo dos poucos trocos que ainda vai tendo no bolso ao lhe cobrar indevidamente 75 km por um percurso de 50,8 é, segundo as palavras da dita Sr.ª "Beneficiar o utente"...

Eu aconselho a Senhora Dr.ª a ter tento na língua, pois a falar assim arrisca-se a ser nomeada Presidente do INTF.

Já agora, corre por aí um boato que o INTF vai deixar de se chamar Instituto Nacional do Transporte Ferroviário e se vai passar a chamar Instituto Nacional dos Teleféricos e Ferrobuses. Isto porque o transporte ferroviário é praticamente inexistente e quando existe, o INTF não consegue ou não quer regula-lo. Tendo em conta que sobram os teleféricos e que Ferrobus é a palavra começada por F que mais se aproxima a um veiculo-ferroviário-ligeiro-articulado-autorizado-a-circular-na-via-pública-e-que-cada-um-custa-balúrdios (ufaaaaa!!!!), vulgo Eléctrico, ou para as gentes do Norte, metro de superfície, aí se tem o novo nome com a mesma abreviatura!

Voltando à vaca fria...

A política é mesmo a ciência do uso da palavra. A Sr.ª Dr.ª não disse mentira alguma, pois a CP nunca desrespeitou a Tarifa Geral dos Transportes. O facto é que tudo roça por arredondamentos, pois de acordo com a IET 50 (que é uma instrução que tem detalhes acerca dos locais de todas as estações e equipamentos de todas as linhas do país) Barcelos fica a 50,289 km da Campanhã. Contudo, isto é a distância entre eixo dos gabinetes dos chefes das estações e como devem calcular há espaço de manobra para se alegar que a distancia real é 51 km. O problema é as consequências da diferença de 50 para 51 km...

O que chateia, e não é pouco, é a maldade que isto tudo envolve por meia dúzia de tostões que, por mais que sejam, pouca ou nenhuma diferença fazem no meio da incúria que é a administração dos caminhos de ferro portugueses e á custa de quem mais precisa!

Sim, hoje só anda de comboio quem tem baixos rendimentos, exceptuando no eixo da putaria, onde circula aquele que vai ser conhecido como o primeiro comboio de passe mundial (eu já explico) ou que não pode conduzir, regra geral estudantes, que por sua vez têm de chular aos paizinhos o dinheiro do bilhete. Assim, a CP, através das suas (des)administrações, dá a sua modesta contribuição para a máxima dos dias de hoje:

"Os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres"

enfim...

Relativamente ao comboio de passe, refiro-me ao Alfa Pendular, pois não bastando aquilo ser um comboio frequentado basicamente por malta com passe, nomeadamente Juízes e a alguns quadros da CP (outros apanham o avião para o Porto!), ainda por cima dizem que lá vão lá meter cabeleireiro e massagista....
Desculpem lá, mas isso é típico das casas de putas.

Será que a partir de Março vamos ter a casa de Putas (vulgo, "Casa de Passe") mais rápida do mundo, com direito a pendulação activa e tudo?

Será que este é mais um esquema da CP para reduzir os seus prejuízos?

Putedo não paga impostos nem está previsto o crime de lenocínio institucional no código penal (art. 170 do Código Penal Tuga)

Aguardemos então para ver os próximos capítulos...