terça-feira, janeiro 10, 2006

PN Digital...

Ia eu hoje a passear calmamente(aquilo nao da para mais mesmo) pelo IC 19 quando vi aquilo que julgo ser a primeira passagem de nivel digital do pais...Na PN do Papel, a unica que resta na linha de Sintra (oh gloriosos tempos em que havia carradas delas!),ali ao pe do Cacém, foi instalada uma camera de video!
Bom, provavelmente será supervisionada de campolide, onde esta o centro de vigilancia de muitas das estaçoes e estádios(mas só quando ha jogo!) da grande Lisboa, o que diluirá o seu efeito prático mas que poderá sempre ser de utilidade, caso alguem tenha tempo para os avisar que a PN está obstruida e fazer se a respectiva verificação!

Contudo, isto provavelmente apenas foi feito, para permitir um desguarnecimento barato da mesma, nao havendo, mais que certamente, uma real vigilancia da mesma(espero estar enganado!)

Fica no entanto a esperança que a REFER passe a encarar as PN's como um assunto de vida ou de morte e não como um mero item estatistico, com tem acontecido até hoje.

Nas PN's mais perigosas, uma protecção activa impõe-se com dois conjuntos de meias barreiras(um conjunto para barrar a entrada e outro para barrar a saida e impedir que algum artista em contra mão entre por ali a dentro) sinais próprios cuja posição normal é fechados, só abrindo após confirmação efectiva que a PN esta livre (os tempos de anuncio que se lixem, a confiança na segurança do caminho de ferro é que interessa). A PN do Papel, seria uma dessas!

Em PN's intermédias, a video vigilancia, um telefone de apoio e eventualmente sensores de ocupação da PN bastariam

Em PN's de baixo uso, um simples telefone de apoio acessivel ao publico bastaria para apoiar os anuncios automaticos.

Isto, de original nada tem...é uma quase copia do que se passa no Reino Unido(não se preocupem que eu filtro os disparates por la feitos), onde os incidentes e acidentes, para o bem e para o mal, são escalpelizados e daí retiradas ilacções que se reflectem ao nivel das práticas regulamentares...(tenho de admitir que por vezes são doidos.Há lá uma PN de 5 linhas a 200 km/h!!!...mas muito mais segura que qualquer atravessamento de nivel nesta país)
Ah! o INTF quando recebeu um mail com a minha sugestão para obrigar a REFER a por telefones de emergencia acessiveis ao publico nas PN's, respondeu me(um grande bem haja para a Srª Teresa Casal Ribeiro pela sua simpatia) que para aceitar a minha sugestão precisava da minha identificação completa...naturalmente expliquei lhes que, caso não soubessem(coitados, são novos no ramo e ainda têm muito que aprender!), neste ramo, só os chefes podem ter ideias e que se a arraia miuda abaixo do chefe, ousa sequer se dirigir à entidade reguladora ou similar fica marcadinho como "o espertinho", leva com um ."esta-se a meter onde não e chamado" e fica sujeito a perseguições!
Vou para cama que amanha e dia de trabalho!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então? são vendidas 40 carruagens e sete locomotivas ( que só d-ao 100K/h e o meu amigo não escreve nada?
Estamos à espera da sua opinião!

10:23 da tarde  
Blogger Patacôncio said...

Os comboios não se medem pela velocidade que dão...só dão 105(e nao 100), mas vão a qualquer lado com 7 carruagens atrás. Já lá diz o povinho...a cavalo dado não se olha dente. Parabéns à Argentina, que fez um excelente negócio

3:13 da manhã  

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