quinta-feira, novembro 17, 2005

Definições, Diários & ainda TGV v6.0 / 6.1

Pelo mundo virtual, já se vai definindo que os defensores da Ota, são os Otários!

E pelo que tenho lido, não é que são mesmo? Especialmente na vertente ferroviária. Ora, na senda daquilo que eu escrevi no post anterior, tinha eu acabado de colocar o dito online, quando me puz a ler esse pasquim, de seu nome “Diário Económico”, onde vem publicado um resumo diário dos disparates proferidos por Governantes, Políticos, Economistas, Gestores Públicos & Similares e que apenas são contrabalançados pela citação ocasional de uns ditos do Tio Belmiro da Maia ou do Tio Alberto da Madeira. A páginas 11 da edição de dia 16 de Novembro, temos ali um verdadeiro fartote. É só rir!

Começo a ler o artigo “Governo avança com ligação ferroviária rápida entre Ota e Gare do Oriente” e descubro que como graças à linha de Alta velocidade a linha do Norte irá ter menos tráfego, o que permitirá um shuttle fazer 17 minutos desde o Oriente à Ota (Descubro também que a Gare do Oriente passou a ser o centro da cidade de Lisboa). Ora, Eu devo ser muito estúpido, mas creio que a linha de AV na melhor das hipóteses tira um comboio Lisboa – Porto de duas em duas horas da linha do Norte, que são os Alfas que só param em Coimbra, Aveiro e Gaia (e estou a ser generoso!) Todos os restantes comboios servem algumas das localidades intermédias e em passando a existir o TGV, algum comboio vai ter de tomar o seu lugar! Assim sendo, devo assumir que de duas em duas horas terei um comboio a demorar 17 minutos para a OTA. É bom, sem dúvida! Ainda por cima, o bicho será automático…Livra, quem não põe lá os pés sou eu…é que não há NENHUM sítio do mundo, onde andem comboios em modo automático a não ser em metropolitanos, que têm condições muito controladas. Existem sistemas de controlo de velocidade que permitem por o comboio a circular nessas condições mas é algo de rudimentar se comparado com o que é necessário para operação automática completa! Ainda por cima à mistura com comboios de mercadorias…livra, que isto é só gente maluca! Cá para mim isto é só uma ameaça ao SMAQ…contudo um aviso…ruins como os ferroviários são e com as qualidades que os políticos Tugas têm, os gajos quando derem por isso já os PC’s de Bordo dos comboios estão filiados no SMAQ ou então já cada um formou o seu sindicato!
O certo é que a linha do norte está saturada não é à conta de comboios Lisboa Porto! Esses são os que tentam furar pelo meio da confusão!

Ainda mais giro é mais adiante no artigo, descobrir que “uma vez que a linha de comboio de alta velocidade, vindo do Norte, terminará na Ota, o “shuttle” permite também a quem vier, por exemplo, do Porto via TGV, sair na Gare do Oriente”

ANNNNNNNHHHHHHHHHHHHHHHHHH?!?!?!?!?!?!

Ah! OK! Esta semana a linha do TGV termina na OTA! Já é mais normal…é só mais uma alteração de traçado! Portanto, comboios de Hora a Hora Ota – Porto e de duas em duas horas Ota – Lx. A rodoviária do Tejo vai fazer um grande negócio ali por aquelas bandas!

Mais adiante, descubro que a linha do TGV, vai até ao aeroporto Sá Carneiro (ena, novo recorde absoluto, o traçado do TGV alterou duas vezes no mesmo artigo de jornal! É obra!) e que o Porto de Leixões vai…bem …não percebi lá muito bem!

Num outro artigo nessa mesma página, descubro que o “Ministério (n.a. MOPTC) prepara seis planos de transportes” ! É desta que eu formo uma empresa de estudos! Ainda estou para perceber como temos das mais baixas taxas de escolarização da Europa! É que com tanto estudo que aqui se faz, não há razão para tal!

Para rematar, fico a saber que “Brisa interessada na gestão da OTA e TGV”. Dizem eles que têm “capacidade para gerir grandes infra estruturas se as condições económicas permitirem a participação de privados”. É notado que eles gerem uma rede com mais de mil quilómetros. A REFER tenta gerir perto de 2800 km de rede, portanto ganha!
Isto no entanto torna claro por que razão vai a Ota ter duas pistas! Uma é para os aviões com via verde

Bom, vou dormir que isto hoje foram emoções a mais

Abraço

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

No dia 29 de Novembro, pelas 18h15 no Hotel Mundial, vão reunir-se quadros das empresas ferroviárias para debaterem a problemática do sector e as decisões até agora tomadas pela Tutela, suas consequência, utilidade e repercussões. Todos estão convidados. É urgente e importante a participação de quem se interessa pelo futuro do caminho de ferro.

7:18 da tarde  
Blogger Patacôncio said...

Pois, eu ate aparecia mas não sou quadro nem tomo decisões de administração, de mim apenas dependem a vida de varios milhares de pessoas todos os dias (e nas horas vagas mando "postas de pescada"). Assim sendo, divirtam-se e vejam lá se abanam o pomar, a ver o que cai da arvore!
Abraço

5:18 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home