segunda-feira, outubro 31, 2005

Traçado do TGV versão 4.0...perdão 5.0, vulgo O Império Contra Ataca

Eu reconheço que errei e humildemente peço perdão…traçado anterior do TGV durou mais do que um mês…mais concretamente cinco meses e meio de muitaaaaaaaa confusão, derivado aos incêndios florestais, ministros em fuga e ao calor que por ai abundava. Contudo, como seria de esperar, antes do fim do ano surgiu um novo traçado, devidamente acompanhado da sua irmã gémea…a OTA, que tal qual o quick n’ brite é óptimo para remover todas as nódoas de todo e qualquer material, é óptimo para remover todas as nódoas da economia Portuguesa.

A Patacôncio S.A. tem o prazer de explicar aos “mui” prezados leitores como provavelmente vai o Estado arranjar graveto para isto tudo. É simples…

No caso do Aeroporto da OTA, a UE (já enganamos mais um, alguém dirá…) e os privados suficientemente tolos para o fazerem, pagarão 90 % dos custos da construção, sendo que o Estado arcará com os restantes 10 %!
Até aqui tudo normal, tirando o facto de não se saber bem como é que o estado vai arranjar esses 10%...ah! já vos disse que os custos do aeroporto (e de qualquer outra megalomania governamental) têm Iva de 21%! Já agora, sabem para quem reverte o IVA? Pois…resumindo:

A Obra custa 100

A UE / Privados entram com 90
O Estado entra com 10

Dos 100, pelo menos 21 revertem ao Estado sob a forma de IVA, para já não falar de outros impostos (tipo, IRS dos salários dos trabalhadores, impostos sobre combustíveis).

Pelas minhas humildes contas, pelo menos 11% daquele valor volta para os cofres do Estado. Fazendo assim uma estimativa por baixo, com os impostos indirectos, pelo menos mais 10% voltam a entrar. Assim sendo, mais ou menos, o lucro do estado será 20% do custo do Aeroporto da Ota.

Com estes 20%, mais os subsídios da UE, mais o mesmo esquema do IVA e Impostos Indirectos, tem-se graveto para fazer o TGV (Para o TGV já não será tão fácil obter dinheiro de privados e a UE não dará dinheiro suficiente para este esquema (a UE dará para aí 70%). Quer-se dizer, continhas bem feitas isto até é capaz de dar lucro!

Voltando ao assunto inicial, ainda nem passadas 24 horas de o Sr. MOPTC ter anunciado a versão 4.0 do traçado do TGV, ou seja Lx – Madrid e Lx – Porto, e eu ainda ir com este post a meio, já chegou ao meu conhecimento que a versão 5.0, já aí está!
Isto sim, engenharia Tuga no seu melhor…mal os nossos Irmãos Galegos começam a berrar, sai logo um projecto a prolongar a linha do Porto à Galiza!

Anh? Já estava feito? Sim…mas foi considerado megalómano, logo, para o ministro ter vindo à rádio afirmar que a linha Porto Vigo era linha de TGV, só pode ser um traçado completamente novo e humilde! Logo isto, torna o projecto completamente novo, daí se ter passado num espaço de 24 horas do 4.0 para o 5.0. Até por que agora temos uma linha Lisboa Porto, passando por pela Galiza…Isto Promete! Não tarda nada temos uma linha Lisboa – Madrid, passando por Faro e Sevilha

Eu até aceito que se caguem para o que eu digo aqui, agora ignorarem aquilo que até o tio Belmiro de Azevedo (saudações Capitalistas de um humilde membro do Proletariado!) está farto de dizer (ainda hoje o disse na RTP2), nomeadamente que o TGV e a OTA são um disparate!

Já agora, será que ouvi bem quando o ministro disse que seria possível fazer um check in no Oriente, entrar no comboio e 20 minutos depois estar dentro do Avião? Mas esta gente é louca ou que? Devem andar a ver o Jetsons em demasia certamente! 20 minutos demorar o comboio a chegar à Ota na melhor das hipóteses! Não bastando os projectos serem uma megalomania, ainda por cima a classe politica se dá ao descaramento de vir a publico defender os projectos com base em pressupostos absolutamente idílicos!

Cromos, em vez fazerem TGV's e Ota's:

- Paguem mas é o que devem à CP
- Melhorem a rede ferroviária,
- Invistam em novas linhas, nomeadamente um ramal para Viseu a ver se Nandinho das Rotundas se cala…o cromo já se esqueceu de como tratou o caminho de ferro há uns anitos!
- Aumentem as Frequências,
- Invistam em material motor (não têm dinheiro para 15 locomotivas novas que a CP mercadorias precisa desesperadamente mas têm dinheiro para TGV’s )
- Incentivem o transporte ferroviário combinado
- Contratualizem claramente o serviço ferroviário e o que têm e não têm de pagar à CP
- Não esperem que a REFER dê lucro…as Estradas de Portugal também não dão e não é chulando(=afastando) os potenciais operadores privados que a economisa se vai desenvolver

Enfim…chega disparates, os políticos é que percebem do assunto e eu só digo disparates!

Boa Noite…vou dormir...já agora vejam http://pscp.blogspot.com/2005/10/sejam-benvindos.html . Da minha parte também lhes desejo as Boasvindas!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eta home danado. Vieste das férias com as pilhas carregadas, ou quê ?
Vá moço, não percas a raiva, dá-lhes no toutiço que eles merecem.

12:32 da manhã  

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