sábado, abril 09, 2005

InterCidades dos pobres

Ora....a veia critica deu me forte e feio por estes dias. Deve ser da Primavera...ai a Primavera...sempre ela...a bela e formosa Primavera para nos inspirar. Ora a Primavera liga com o renascer da vida após um longo e cruel Inverno(já lá vai o tempo eu sei...) e é palco de muitas e belas fábulas que nos encantaram em pequenos e que fizeram e fazem as delicias de muitas crianças.

No caminho de ferro também existem algumas "fábulas", como por exemplo os Inter Regionais(IR)...esses comboios, que podem ser chamados de InterCidades (IC) dos pobres e que em tempos proporcionaram viagens rápidas a preços iguais aos dos comboios regionais, com uma rapidez muito satisfatória. Regra geral tinham uma lei de paragens ligeiramente mais abrangente que a dos Intercidades mas nada que se comparasse a um regional, que é tipicamente um "para em todas".

Basicamente todas as localidades importantes ao longo do seu percurso eram servidas pelo IR, coisa que um IC não faz, que só pára nas cidades importantes. Outra caracteristica que um IR tem e a liberdade de acesso ao mesmo...mesmo em dias de maior afluência uma pessoa sabia que de certeza embarcaria nele e a um custo muito aceitável. Excepcionalmente la tinhamos um comboio completamente a abarrotar e tinhamos de ir sentados no chão mas os IR's eram o comboio do Povo pela liberdade que proporcionavam, pois pasme-se conseguiamos ir de Vila Real de Santo António - Guadiana ao Porto, no mesmo dia, com um comboio que parava em montes de terras mas que ainda assim era rapido o suficiente para nos permitir uma viagem desta extensão. Na memória de todos nós, se se perguntar a qualquer pessoa atenta ao meio ferroviário quais os comboios mais atestados e compridos que alguma vez viu em Portugal e invariavelmente a resposta será: Foi o IR tal....

Agora pergunto eu...porque raio de carga de água, os senhores que tão bem gerem o CF em Portugal acabaram com estes comboios ou simplesmente os "assassinaram"? Não são os CF suposto servir o Povo?

É que o alegado excesso de material circulante, que provocou o encosto e quase desgraça das carruagens da Sorefame(as tipicas carruagens Portuguesas em aço inox, sem ar condicionado mas confortáveis, que todos conhecemos), que estavam afectas a esses comboios e que estavam prontinhas a ir para a sucata, não fosse um movimento interno da CP(do qual cheguei a receber mails) a alertar os vários sectores da empresa para o abandono das carruagens por o pais fora, que provocou o resguardo de muitas dos seus locais de abandono para um bem mais central local de estacionamento no Barreiro.

No eixo Lisboa Porto, de 4 IR e um Regional Nocturno(por sentido),que tinham uma ocupação boa das suas 3 ou 4 carruagens tipicas dos periodos fora de ponta, mais o furgão(esse é um assunto que fica para outro dia) e ainda um porta automoveis(mas que nos picos chegavam a ser as 10 ou 15 carruagens, com um comboio desdobramento atrás) , passamos a apenas um IR por sentido. Pelo caminho inventaram-se uns IR's disfarçados de IC, autorizados a 160 km/h mas com uma lei de paragens idêntica a um IR. Mas antes disso tratou-se de equiparar os preços do IR aos dos IC's...
No Eixo do Algarve chegou-se ao cumulo(isto excluindo de do dia para a noite, e ao fim de mais de 100 anos se deixar de servir o barreiro com comboios de longo curso) de acabar simplesmente com os IR's e pôr IC's a fazer "rápidos" que nem paravam pelo meio. A substituir os IR's...uma automotora cujo o horário é feito de forma a que a mesma faça 2 voltas Algarve - Pinhal Novo e que os utentes que se adaptem aos horários de merda que a mesma tem, por causa deste facto.

As populações da Serra algarvia, passaram a ter de andar de autocarro, pois a automotora que os servia, prontes....não dá jeito passar a essa hora para baixo...assim passa para cima...é a mesma coisa, so que em sentido oposto...lá mais para o meio dia ela passa para baixo.

Enfim, muito mais poderia dizer acerca destes comboios, que em tempos foram a espinha dorsal do caminho de ferro em Portugal mas que fruto da sua excelente relação Qualidade/Preço/Rapidez se tornaram num alvo a abater pela sua popularidade. O aumento de preços, a redução do numero de IR's para uns miseros 20 e que muitos deles até são mais regionais que outra coisa qualquer, tal o seu numero de paragens, a sua substituiçao por IC's que só de nome assustam o Povo todo, pois o seu nome é associado a custos elevados e ainda, não menos importante, o facto de se poder comprar bilhete directo de ponta a ponta do percurso, usando a tarifa quilométrica, ao passo que com os IC's ja tinhamos de comprar bilhete separados....(nos dias de hoje isso é uma utopia...bilhetes directos? isso era antigamente antes dos computadores...hoje em dia com os computadores não dá para emitir....mais outra questão para outro dia)

Enfim, há que afastar os utentes da ferrovia e acabar com os verdadeiros IR, era sem dúvioda um passo fundamental nesta tarefa ciclópica, dado o apego do Povo Português ao transporte ferroviário!

bom, tou no ir, vou ali ao hipermercado...