domingo, agosto 24, 2008

Parafusos...

Relativamente a esta noticia:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1340278&idCanal=62

Os facto de alguns parafusos sairem nada significa... Pese não poder afirmar conclusivamente que isso nada tem a haver com o acidente, pois não estive lá e o que afirmo é baseado numas quantas fotos, isso é comum em linhas com travessas de madeira derivado à própria natureza da madeira, havendo um bom nivel de tolerância. Numa linha como a do Tua(comboios leves e baixas velocidades), podem não acreditar mas bastam 4 parafusos para manter o carril direito e no sitio.Aquilo devem ser carris de 12 metros, logo cada carril tem para aí umas 15 travessas. Cada travessa recebe 3 parafusos para prender o carril, logo cerca de 45 parafusos prendem o carril as travessas

A consequência falta de parafusos é a "abertura" da linha (a automotora "cai" para o chão entre os carris) e isso é algo de muito visivel ao nivel dos danos. Não me parece ter sido o caso. A linha aparenta estar danificada pelo impacto dos rodados e não por "abertura" quer seja por carris mal apertados ou por travessas podres (se numero suficiente de travessas consecutivas estiver podre a linha pode simplesmente abrir porque as travessas se partem ao meio...mas nesse caso o centro das travessas é puxado para cima e não para baixos como vejo nas fotos, o que indicia que se partiram por impacto dos rodados).

Mas como vos digo, isto é apenas a minha ignorante opinião...