sexta-feira, abril 15, 2005

O ater...perdão...enterro da linha do Tâmega

Devem os leitores deste chorrilho de disparates julgar que eu sou um cidadão idóneo, que escreva para relatar aquilo que ele acha que está mal nos caminho de ferro em Portugal e que o que escreve é por sua iniciativa...pois a partir deste texto, posso dizer que estão enganados. Vou finalmente entrar nesse clube restrito de pessoas que escrevem "noticias" a troco de algo!!!
Sim, fui subornado e quem me "sugeriu" que escrevesse um artigo acerca do que se está a passar na linha do Tâmega vai arrotar com um almoço...há, vai vai!!!
Contudo, posso dizer que ao contrario dessas pessoas, que me consta que publicam "noticias criativas" em certos pasquins da praça , o que aqui vou dizer corresponde ao que realmente me vai na alma...o almoço? é apenas lucro...mesmo que não houvesse, estas palavras aqui apareceriam noutra qualquer altura...era só lembrar me... :-) .

Desde já aviso que estou a curtir Boss AC, portanto isto é capaz de sair um pouco violento, pois este excelente hip hopper nacional, ao melhor estilo hip hop, faz uma critica social nas suas músicas bem pior do que aquela que aquela que eu faço aos caminhos de ferro e arredores...é claro, isto terá a sua influência no que vou escrever

Ora bem...Linha do Tâmega...uma das "small four" do Douro. Esta linha pitoresca, em tempos ia até Arco de Baúlhe, no concelho de Cabeceiras de Basto, sendo que actualmente se encontra limitada ao troço Livração - Amarante. Foi amputada do restante troço durante a febre dos fechos de linhas que varreu o País nos anos 90. Como tal, é palco previligiado de todo o tipo de operações obscuras que caracterizam estas linhas abandonadas.


Há uns tempos quiseram desmantelar a linha, só lixaram-se, pois alguns "cromos" agitaram as massas e o Povo lá saiu à rua para defender o que resta da linha! O mais engraçado é que há quem esteja interessado na exploração turistica da linha, nomeadamente o senhor Graham Garnell, esse granda maluco, que contra tudo e contra todos lá insiste em tentar fazer passeios em Portugal com material a Diesel, pese o facto da CP tentar resistir à investida estrangeira ao cobrar preços exorbitantes pelos passeios...acho bem...600 anos de aliança não são motivo para desconto algum...bem pelo contrário...a gente já está é fartos de voçês.
Ora o Granda Maluco, propôs-se a explorar a linha turisticamente, no entanto note-se que desconfio que ele não é como a Fertagus e não necessitaria de subsidios exorbitantes para a sua operação!

A linha em si tem viabilidade económica, como também a totalidade da linha do Corgo e do Tua(e diz-se que a linha do Sabor também tinha). Se o estado e as entidades locais, por qualquer razão obscura não desejam re abrir a linha e ainda por cima não permitam que a inciativa privada (numa altura em que se fala de entregar o caminho de ferro aos privados), tome conta da linha e fazem tudo e mais alguma coisa para que isso não aconteça, é legitimo assumir-se que há matéria de facto para uma investigação criminal para apurar as razões de tal acção. Ninguém se dá a tanto trabalho só por prazer...no entanto há por aí com cada maluco que eu já não duvido que isto seja embirração pura e dura!!!

É de notar que eu não tenho conhecimento profundo do assunto em si para estar aqui a fazer acusações ao desbarato. Isto são apenas suposiçoes e não passam disso...é o que técnicamente se chama de "postas de pescada"

Agora, há uns dias parece que andaram para ali a aterrar a linha...isto de acordo com a CDLT
Podem ver as fotos do "trabalhinho" AQUI

vão lá ver as fotos que eu espero....

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Já viram? Nem comento a atrocidade(BOLAS! já comentei!)
Contudo gostava que o presidente da Assembleia de Municipal de Cabeceiras de Basto comentasse isto no Domingo às 21:00 na RTP1. E quem é ele?
Ora nem mais nem menos que o rei dos "amandadores" de posta de pescada da Nação, o Professor Marcelo, o homem que nunca dorme! Duvidam...VEJAM
(em relação à parte de ele não dormir podem duvidar...ele dorme é muito pouco, só isso)
Claro que ele não comenta...quer dizer...se lhe metessem aquilo à frente sem referências ao nome da terra, já estou a imaginar o homem a comentar o que a Ana Sousa Dias (ASD)lhe punha à frente:

ASD - Professor, o que acha das varias linhas ferroviárias que estão encerradas por esse país fora
MRS - ANA!...O poder politico e as autarquias em Portugal, têm o muito mau hábito de se furtar ás suas responsabilidades. O caminho de ferro é um serviço publico e como tal, desde que naturalmente haja utentes, deve servir as populações e o desenvolvimento do País. Sabe, é minha firme convicção que muitas das linhas hoje encerradas teriam viabilidade social e muito provavelmente económica.
ASD - Mas Professor, sabe que há muitos lobbies contra a reabertura dessas linhas,
MRS - ANA!...Essas pessoas tem de perceber que o caminho de ferro é benéfico para todos. um bem vital ao desenvolvimento do país. As Autarquias e o Governo devem fazer todos os esforços para proteger esse património e promover a sua reabertura
ASD - Professor...o que acha das medidas tomadas por algumas entidades para dificultar ou mesmo impedir a reabertura dessas linhas, como por exemplo as que vê nestas fotos...
(E mostra as ditas fotos que podem ver no site da CDLT)
MRS - ANA!...Isso é absolutamente reprovavel e os responsáveis devem ser puni...aquilo não é a minha casa lá ao fundo?
ASD - É sim Professor....
MRS - Mas como eu ia dizendo...a morte de Sua Santidade o Papa João Paulo II é absolutamente lamentável e toca-nos a todos no fundo do Coração

Chega de disparates...

Fico ansioso por ver o que vai sair da embrulhada da Linha do Tâmega, apesar de temer que seja o pior, tais são os esforços e os meios da cromalhada empenhada em promover o seu fecho definitivo. Recordo que as populaçoes ao longo das linhas encerradas já começaram a sofrer as consequências mais sérias e temidas. Consta que no Alto Douro, perante a recusa da CP em continuar a subsidiar os autocarros que substituiram o comboio, muitas populações não só perderam o Caminho de Ferro como os Autocarros...Chega de disparates e de brincar com a vida das populações.
250 mil euros (50 mil contos), foi o custo que a CP e o Metro de Mirandela pagaram por cada automotora(mais ou menos claro) reabilitada...ora 12 custariam 3 milhões de euros (600 mil contos) e seriam suficientes para garantir os comboios nos troços encerrados das linhas do Tamega, Corgo e Tua. Ora , UMA automotora eléctrica daquelas que anda nos suburbios de Lisboa, custa "apenas" 5 milhões de Euros!!!
Mais uns dinheiros para reabilitação das vias(mesmo que seja mais aquilo não é linha de TGV) e pelo preço de uma ou duas automotoras da regiao de Lisboa teriamos a reabertura de mais de 200 km de linha em regiões que deseperadamente precisam de incentivos à fixação das pessoas.

Lamentavelmente, a politica de transportes em Portugal sempre foi a de investir e re investir na Região de Lisboa. Mais recentemente, alguém reparou que Porto já era grande como tudo e lá se lembraram de começar a gastar dinheiro lá.
Sintoma destes disparates, é que a carris ainda recentemente recebeu uma carrada de autocarros novos e o metro de Lisboa é de um luxo de fazer inveja a qualquer galeria de arte. E isto acontece ciclicamente...agora dinheiro para os transportes no interior não há!

Mais direi a seu tempo, mas a noite vai alta e o testamento vai longo e vós certamente, tendes mais do que fazer.

Vou para a cama que amanhã (e sempre!) a luta continua!

PS - Alguém me deve um almoço :-)