quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Tua

Antes de mais, os meus pêsames às famílias dos falecidos neste acidente e os meus desejos que os corpos dos dois desaparecidos sejam encontrados o mais rápido possível, para que se possa dar descanso às suas famílias e suas almas.

Este acidente, aparentemente, apenas ocorreu pelo infortúnio do o desabamento ter ocorrido à passagem da automotora, razão pela qual foi impossível ser evitado. Não há sistema da sensores que consiga evitar isso!

Tivesse o desabamento ocorrido segundos antes ou depois e provavelmente não teria passado de um susto(até porque aquilo ficava numa recta), sendo que as velocidades praticadas naquela linha são mais do que adequadas(naquele troço era 45 km/h) e têm em conta estes factores.

Há coisas em quer eu critico a REFER, mas não vou embarcar em caças às bruxas no caso presente pois não há razão para tal. Isto foi apenas e só um infortúnio que dificilmente seria evitado! Diga-se que foi o primeiro acidente de monta desde que a linha existe!

Certamente que será possível tentar monitorizar-se melhor todas as variáveis passiveis de causar acidentes destes, mas pouco mais se consegue fazer do que é feito actualmente. (Se quiserem pôr os comboios a andar mais depressa isso já é outra história!)

A linha do Tua é de uma beleza que as próprias fotografias da tragédia atestam. Já foi classificada como uma das mais belas linhas da Europa e neste momento há uns cromos desertos para a porem debaixo de água!

Eu gostaria de saber quando é que se fará um real aproveitamento turístico das belezas naturais que temos, usando em especial o caminho de ferro como meio para as mostrar... acreditem que dava dinheiro!

Se há coisa que me parte a cabeça é tentar saber a razão porque os poderes políticos impedem a associação do Caminho de Ferro ao turismo! É impressionante! Para o bem de uns quantos mantém-se o interior sem quaisquer perspectivas de desenvolvimento barrando todos os mais óbvios, naturais e reconhecidos meios de incentivo ao turismo.

É uma "granda merd@" é o que é!

Vou dormir...




PS - As operações de salvamento, pese as noticias contraditórias, funcionaram de uma maneira muito aceitavel(a meu ver) tendo em conta as condições em que decorreram. Muito nacional desenrascanço à mistura, mas ser Português é isso mesmo... na adversidade e no imprevisto dar o litro para ajudar o próximo nem que haja barracada a torto e a direito! (os Miúdos, que provavelmente nunca tinham andado de helicóptero, ainda deram umas voltinhas valentes (no estado em que estavam não deve ter sido muito agradável mas prontos... já agora, em quatro horas o INEM montou um hospital de campanha no Tua? dasssss tão a ficar bons!)

Etiquetas: , , ,