quinta-feira, maio 05, 2005

Linha do (Far)Oeste

A linha do Oeste, é uma dessas linhas que espelham bem a incompência e dolo que grassam nos (ir)responsaveis ferroviários deste país.
Escudando-se na ausência de estudos, perante o óbvio e ainda fazendo uso da tao "useira e vezeira" politica do Ping - Pong, digna de putos da primária (ah, a REFER não fez...ah, a CP não quer...) a linha lá vai definhando com horários de merda e com material que apesar de renovado está entregue às mãos dos Graffers!
Já agora, aproveito para enviar BIG PROPS para as crews ali do Oeste, que tanto se esforçam por pintar as automotoras. Com palhaços como os gajos da CP aquilo até nem dá pica pinta-las. Façam é um favor à malta.....NÃO PINTEM A MERDA DAS JANELAS...ao menos, tenham respeito pelos velhotes e deixem-nos ver em que sitio estão...de resto tão à vontade, que o aço inox até fica mais giro!

No Grande Porto, os comboios suburbanos estendem-se até cerca de 60/70 km da cidade. É uma coisa deveras curiosa, já que por essa lógica Torres Vedras e Santarém também seriam consideradas zonas suburbanas de Lisboa!
Mais curioso ainda é que no grande Porto aquilo pouco tempo depois de sair da cidade, esta-se logo em ambiente rural, com caracteristicas quase idênticas às da linha do Oeste. Isto é, um numero significativo de habitantes ao longo da linha!
Comparando o Oeste ao Douro, acaba-se por chegar à conclusão que as estações do Oeste até estão muito mais bem localizadas do que muitas do Douro. No entanto o Douro é muito melhor servidos que o Oeste e os investimentos estão a ser feitos...não que eles tenham muita vontade. Assim sendo, qual a razão disto acontecer?

Simples:

Nada consegue combater a Linha do Douro, graças à orografia da região! No Oeste é tudo a direito, logo a camionagem pode prosperar, enquanto no Douro, aquilo nem com horários péssimos lá vai...é sempre melhor que a camionagem! Apesar da CP continuar com timidas tentativas de cortar os serviços à Regua, os mesmo não têm sucessos...Azar, temos pena!

Para quando um tratamento condigno da linha do Oeste? Para quando a sua modernização global de sinalização e material circulante? Para quando um serviço condigno de comboios que sirva as inumeras populações ao longo da linha? Pelos vistos para nunca, dado que os génios do planeamento deste país andam entretido com o TGV em vez de se preocuparem em dar acessibilidades e mobilidade á população.

Quando há senhores (BIG LOLADA....) como, SALVO ERRO, um senhor da CP, com nome de terra ali junto á estação de Palmela e apelido de guarda chaves do Céu, que, inquirido acerca do porque dos comboios não irem do Oeste para Coimbra, disse num documentario da RTP2 acerca da linha do oeste que a clientela diária do Oeste para Coimbra era residual (creio que 600 pessoas), apenas podemos concluir que o Povo do Oeste apenas quer é Praia e Casino, que é o que há na Figueira da Foz! Ninguém quer ir a Coimbra ao Hospital, à Faculdade, apanhar o comboio para qualquer outra parte do País! Estes tipos são incompetentes e não têm pejo em o provar publicamente!

Em relação a esta falha grave nos meios de mobilidade da população, já lá diziam uns tipos, que como eu nao devem perceber nada disto, o seguinte:

(isto é apenas um apanhado de várias referências dispares relativamente ao que para ai se fala)

(cliquem nos citados para ver o artigo completo)

GEOTA em 2000:

  • A degradação crescente da "linha do Oeste" é também um factor preocupante, por poder contribuir no futuro para a sua desactivação e aumento da perificidade das populações que ela serve, com o consequente aumento da necessidade de utilização do modo rodoviário e respectivas infraestruturas.
  • Na "linha do Oeste" os combóios mais rápidos, os inter-regionais, demoram duas horas entre Caldas da Rainha e Lisboa, sendo obrigatória a mudança no Cacém e não havendo ligação credível à linha do Norte, quando o mesmo percurso em autocarro demora menos de uma hora.

Programa do XVI Governo Constitucional (mais conhecido como o governo da Rapidinha)

Item 8.4

(...)
-
modernização da Linha do Oeste, por forma a dotá‑la de parâmetros técnicos e de qualidade consentâneos com os existentes nos troços da rede ferroviária já intervencionada;

(...)

Refira-se que o programa do actual governo nada fala acerca disto!









A Associação Industrial da Regiao Oeste, também salienta a necessidade de modernização da linha do Oeste num relatorio seu!

Os moldes em que se deveria proceder á modernização da linha do Oeste(devidamente justificados), na minha opinão, são os seguintes:

- Electrificação a todo o comprimento da mesma

Justifica-se a todo o comprimento da mesma por a mesma constituir uma alternativa à linha do Norte e se poder uniformizar o material ali usado. Até Torres Vedras, é imperativa dado que ali haverá lugar para um serviço suburbano de intensidade média, tipo Lisboa - Azambuja. De Leiria ao Louriçal, o troço que ali falta electrificar, é também imperativo para um serviço frequente Leiria - Figueira da Foz / Coimbra. Para se providenciar um serviço directo e rápido, de Lisboa ou outras partes do País para todo o Oeste, a electrificação é imperativa a todo o comprimento da linha.

- Duplicação do Troço Meleças - Torres Vedras

Um pouco do trabalho já tá feito...3 km desde o Cacem...so faltam 45 km! Contudo, seria ainda melhor se construissem uma variante desde a Malveira até Sacavém, passando por Loures, que assim ficaria com transporte ferroviário pesado! Matavam uma data de coelhos duma só cajadada e o trafego adicional que viria da linha do Oeste, escusava de ir perder tempo pela linha de Sintra. Isto assim, desaguava logo em Lisboa Oriente e escusava de ir dar uma grande volta e tentar furar pela monumental confusao que esta a linha de cintura e de sintra por estes dias

- Modernização da sinalização

A Instalação de um Controlo de Trafego Centralizado, ajudaria em muito a flexibilizar e a melhor a circulação e capacidade da linha! É mesmo fundamental. Contudo, isto não deve ser usado como desculpa esfarrapada para votar as estações ao abandono, como hoje acontece! É fundamental que ao se proceder a modernização não se abandone as estações.
Nas estações com menos movimento(mas com algum movimento claro!) é imperativo, ao menos ter um agente durante as horas de expediente de 2ª a 6ª para dar informações e eventualmente dar apoio a um serviço de mercadorias em detalhe(este é outro assunto, sobre o qual hei de falar), que deveria ser reposto em toda a rede ferroviária nacional!

- Modernização do material circulante

Conjuntamente com a electrificação, a introdução de material circulante electrico novo, concebido para serviço regional / suburbano de longo curso e com algum espaço para encomendas e mercadoria!


Esta é,resumidamente, a minha opinão sobre a linha do Oeste e o que deve ser feito com ela. Como de costume, pensem o que quiserem e mandem bocas á vontade

Abraço...bed here i go!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caríssimo:

No Grande Porto a linha de maior extensão é a de cerca 65 km (Aveiro), a de Guimarães tem 55km, a de Braga 53 km e a de Caíde apenas 47km...nenhuma chega a 70km.... O máximo de tempo de viagem do Porto a uma desta localidades é de 1:15. E quem disse que mal se sai do Porto se entra em zonas rurais? Espinho e Ovar são zonas Rurais?Já para não falar na Trofa, Famalicão, Braga, Santo Tirso e Guimarães são todas CIDADES de elevada densidade populacional..não são vilas...já para não falar em outras CIDADES como Penafiel e Paredes.

Atentamente.

Rui Silva (rui_fernando@iol.pt)

9:57 da tarde  
Blogger Patacôncio said...

o que eu escrevi foi:

"Mais curioso ainda é que no grande Porto aquilo pouco tempo depois de sair da cidade, esta-se logo em ambiente rural, com caracteristicas quase idênticas às da linha do Oeste. Isto é, um numero significativo de habitantes ao longo da linha!"

O AMBIENTE!!! Que é como quem diz, a area envolvente. Mesmo entre nucleos Urbanos tem-se montes de casas,mas também muito espaço quer de cultivo quer não humanizado!
Nunca por nenhum momento insinuei sequer que a densidade populacional não era elevada!
Nunca por nenhum momento que quando se sai do Porto se está no meio do campo.
Apenas deve entender que o Grande Porto tem a virtude de ter muito mais verde que a grande Lisboa...é claro que cá o mouro apenas quis referir isso. Seria um tolo em afirmar que isso era campo!

Na grande Lisboa, o Oeste é muito parecido a isso, embora com uma densidade menor, mas nao mais negligenciavel! Temos os Nucleos da Malveira(com Mafra e Ericeira a terem ligaçoes frequentes de autocarro para lá) e Torres Vedras!
Dois Portos e Pero Negro também têm montes de localidades à volta! Esta é a comparação!

Já agora, a zona suburbana do Douro vai até Marco de Canavezes...lá porque um cromo qualquer se decidiu a inventar umas coisas e so por suburbanos directos a Caide, nao faz com que a zona acabe aí!

Já agora...vamos a continhas!
Aveiro - Porto Campanha = 65 km
Torres Vedras - Lisboa R = 65 km
(só que a partir da Damaia, já se está na cidade de Lisboa, logo tire ai uns 8 km aos 65).

Resumindo...não altero nem uma palavra do que disse pelos motivos acima expostos.

Obviamente que fico agradecido pelos seus comentários, já que é a falar que a gente se entende.

Obrigado

11:47 da tarde  

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