terça-feira, abril 26, 2005

TGV Lx - FCP...a minha posta de pescada

Por estes dias vai existindo muita incerteza no que toca a Alta Velocidade. Quase 10 anos depois de o assunto ter começado a ser discutido, ainda não se sabe os moldes em que tal vai ser feito e se vai mesmo ser feito!!! É, concerteza um projecto duma mente portuguesa!

Contudo, começemos pelo principio.É mesmo necessária uma ligação em alta velocidade entre os dois principais centros populacionais portugueses?

Cá para mim, Não!!!
Digo eu, que não percebo nada disto.

E porquê?

Matemática, meus amigos...neste momento, uma viagem Lisboa Porto, na ferrovia, orça na ordem dos 23 euros, nos comboios mais rápidos. A isto, temos de adicionar os custos para se chegar às estaçoes de Lisboa / Porto desde casa e V.V.
Vamos assumir esses custos como sendo 5 euros(pode ser mais, pode ser menos..é apenas um valor de referência que considero aceitavel para quem vive nos suburbios de uma cidade e vai para os suburbios da outra). Temos então um custo de 28 euros por cada viagem Lisboa Porto, usando um comboio da rede convencional. Isto significa que, para se ir para se ir ao Porto ou arredores e voltar temos de gastar cerca de 56 euros, usando os comboios mais rapidos da rede convencional, que demoram 3 horas!

Guardemos esse valor e analisemos o outro grande concorrente no transporte lisboa porto....A camionagem.
Demorando apenas mais uma hora que a ferrovia actualmente, com preços que começam nos 7,5 euros e acabam nos 13 euros, é uma opção altamente competitiva e proporciona uma viagem um pouco mais longa mas acessivel às bolsas de muito Portugueses...(claro que o IC Lisboa - Porto é cerca de 16 euros, mas convenientemente só existem 4 por dia). Há ainda, o conveniente detalhe que, os autocarros levam as pessoas até bem mais próximo das localidades para onde desejam ir, o que no caso da região a norte do Douro é especialmente válido, pois não há quase concelho nenhum que não tenha autocarros directos a Lisboa, pelo menos ao FDS!

Temos ainda o automovel.20 euros mais outros tantos euros de portagens, dá 40 euros por uma viagem lisboa porto(já conto com as portagens para chegar à A1). Ah! o desgaste do carro? Eh pá, ninguém conta com isso mesmo...só quando é para chular uns trocados ao patrão é que isso vem à baila! Ah, e por 40 euros levamos até 5 pessoas(regra geral) e não estamos dependentes de horários!

O TGV, bom, tendo em conta que suas excelências tencionam fazer daquilo um meio de transporte para quem tenha posses, como aliás já estão a fazer com o restante caminho de ferro em Portugal (consequentemente a acabar com ele, pois os preços que cobram não têm nada a haver com a qualidade que alegam que o CF tem em Portugal(basta só falar em termos de frequência de serviços e ligações a outros meios de transporte, mas se mais desejarem, é facil de se achar) ) , vão ter para aí um preço por viagem na ordem dos 45 euros, isto sendo optimista!

Resumindo:

Lisboa - Porto

Autocarro - 7,5 a 13,5 Euros por cabeça (carradas deles por dia)
IC - 16,5 Euros por cabeça(4 por dia)
Alfa - 23 Euros por cabeça (os mais rápidos, 20 os mais lentos)
Carroça a Motor - 20 euros gasolina, 20 euros portagens(opcional), com possibilidade de se dividir isto por um minimo de 5 pessoas(6 se se levar a sogra no porta malas) e vai-se ao destino sem mudanças
TGV - 45 Euros por cabeça

Perante estes factos matemáticos, sou levado a pensar que só o TGV's das 7 da matina e os das 17 é que vão encher e claro, às 6ªs feiras e Domingos quando o povo for/voltar do FDS, já que na linha do norte vão acabar com os comboios convencionais rápidos. Resta saber se, a este ritmo, os cromos dos politicos que tanto investiram o seu tempo e estupidez neste projecto, acham que o projecto se vai pagar...Inevitavelmente vão ter de baixar os preços do TGV para lá meter pessoas e mesmo assim não hão de lá ir!
Actualmente, no Eixo Lisboa Porto, os comboios de passageiros circulam com ocupações médias, pese a sua frequencia práticamente de hora a hora. Isto é um reflexo de que os preços praticados são exagerados e as pessoas preferem outros meios. Há ainda a referir que, os movimentos de pessoas entre lisboa e o porto são muito poucos num contexto global (ou seja, é um erro considerar apenas a viagem cidade de Lisboa à cidade do Porto).

Aqui há que ver uma coisa que, se calhar, não é tomada em conta. As linhas de TGV que foram construidas na Europa, foram construidas provavelmente em eixos
cujos movimentos em termos percentuais, são idênticos ao eixo Lisboa Porto!
Que bom, dirão os cromos que apoiam o TGV sem reservas...DUHHHHHHH digo eu....não sei se sabem, mas na Europa Central, onde pululam os TGV's, há muito mais habitantes, logo, a uma percentagem idêntica de passageiros de um determinado meio de transporte, correspondem valores absolutos 5 ou 10x superiores aos Portugueses!

Como foi referido pelo Sr Carlos Cipriano, (e bem, sendo que, para variar, não disse disparates técnicos)
em França, o TGV foi construido como um meio de transporte rápido para o Povo e muito raramente tem suplementos...em certos sitios aquilo até faz serviço regional em determinadas partes do percurso...não há preconceitos...ali o comboio serve o Povo e por isso tem sucesso (ou como a malta gosta de dizer, susexo!)

Na Alemanha, já o ICE é para ricos mas continua a ter por trás uma rede convencional de comboios a apoiá-lo! Continua a ser possivel ir de uma cidade para outra, usando comboios rápidos sem suplemento e mesmo mudando, com tempos de viagem aceitáveis! Além do mais, na Alemanha, os centros populacionais prolongam-se por dezenas e dezenas de quilometros em continuo, ou seja, clientela não falta!

A Holanda e a Bélgica, bem, juntas são das mesmas dimensões de Portugal, mas têm mais 15 milhões de habitantes...Não têm TGV...para efeitos internos . As linhas só estão a ser construidas por causa do intenso tráfego transfronteiriço que ali existe de passageiros! É que provavelmente não passa pela cabeça de alguns dos leitores a loucura que aquilo é...chega a haver comboios de 30 em 30 minutos Paris - Bruxelas, para já não falar de diversas ligações directas a vários paises vizinhos várias vezes ao dia...cá também acontece o mesmo, como todos sabemos("protantos...2 pa vigo, uma pa madrid e 'tra pa Hendaye"). Internamente nesses paises, e mesmo para o trafego transfronteiriço, quase todo o trafego é feito por vias convencionais. A linha de TGV vai dar um jeitão para reduzir os tempos de viagem para Paris e Londres e até internamente... onde cerca de 100 serviços domésticos usaram a linha diariamente, para além dos 16 thalys e eventualmente dos ICE alemães! Ou seja....a linha terá o bastante trafego para assegurar a sua viabilidade! Isso servirá também para descongestionar as linhas convencionais, que assim poderão dar passagem a uma maior numero de comboios de mercadorias, cuja quantidade está a aumentar c ada vez mais, especialmente com a liberalização do mercado ferroviário europeu! (Note-se que o trafego internacional foi a principal razão da sua construção, por forma a poder competir com a aviação e reduzir os tempos de viagem entre cidades para tempos competitivos. O trafego interno, mesmo sendo grande, só por si não justificava a construção da linha, mas é fundamental para a construção da mesma, dando-lhe a viabilidade necessária!)

Usando isto como bitola...112 comboios de passageiros Lisboa - Porto!?!?!?! Em Portugal nos dias de hoje? Nem metade desse valor devemos devemos ter na rede inteira, comboios com um curso igual ao Lisboa - Porto...
E vão estes cromos fazer uma linha para um comboio lá passar a 300 km/h de hora a hora...para isso até o ramal da Lousã serve, com o seu sistema de RES(Cantonamento telefonico) em via única..Ah pois..aquilo agora virou metro rural...esqueçam!
Entretanto, têm uma linha do Norte, cuja modernização ainda mal passou do meio e que diga-se de passagem ficou uma grande merda, com disposições de linhas e traçados de bradar aos céus (tipo, para se encostar um comboio de mercadorias é necessário parar dois alfas pendular....e isto não é raro...é mesmo o pão nosso decada dia!)...ainda não acabaram de fazer uma bosta já quer ir fazer outra...politico português é mesmo do best!!!
Assim sendo, qual é a minha posta de pescada? simples...4 linhas Lisboa Porto! Loucura? Nem por isso. A linha do Norte é essencial para o trafego ferroviário a norte do Tejo...não há praticamente comboio nenhum que não passe por lá e por isso já uma linha muito saturada e com falta de canais horários. E note-se que os comboios de passageiros são nem têm assim tanto peso nesta saturação!
Actualmente já é muito problemático dar aos alfas um caminho livre de Lisboa ao Porto e em caso de anomalidade os alfas so se safam porque os postos reguladores fazem trafulhice a torto e a direito com os comboios mais lentos...os mercadorias então sofrem a bom sofrer!
Com 4 linhas a toda a sua extensão, duas das quais preparadas para 250 km/h, poder se ia duplicar a capacidade da linha do Norte e prepara-la para a liberalização do mercado ferroviário que aí está à porta. Alem do mais as linhas de 250 km/h, poderiam ser usadas por comboios de mercadorias, mesmo os mais pesados, em situações excepcionais, sem que grandes males daí resultassem! Os comboios de passageiros poderiam andar a vontade nessas linhas. Contudo, o mais interessante dessas duas vias adicionais, seria que elas não teriam de imperativamente ir ao lado da mesma e poder-se-iam construir variantes por forma a melhor servir as populações. Estamos a falar do caso de Santarém, que já está em Projecto, variante ao Entroncamento (aquela estação é muito problematica de ser atravessada a 250 km/h), Leiria(aproveitando-se para uma ligação à linha do Oeste), Variante a Coimbra(evitando-se a passagem de comboios de mercadorias pela estação), um traçado pelo interior da Beira Litoral, servindo os centros populacionais e industriais de Agueda, Oliveira de Azemeis, Sao joão da Madeira, Santa Maria da Feira e outros naquela área que hoje são servidos deficientemente pelas via estreita, graças a...enfim..niguém sabe ao certo mas a camionagem rejubila...
Para culminar isto tudo, se necessário constroe-se mais uma travessia sobre o Douro ali para os lados do Freixo...
Isto é ridiculo? Estupido? Parvoíce pura? Talvez...mas o certamente o TGV Lx - Porto também o é e poucos dizem isso...Isto é tão exequivel como isso, certamente mais barato e muito mais rendivel, quer social quer economicamente!
Eu considero me apto para dizer isto pois consta-me que nem a cromalhada da RAVE sabe em quanto orça a manutenção duma linha de alta velocidade!
Ora, um investimento deste estilo, conjugado com a conversão da rede ferroviária nacional para bitola standart(eu ainda gostava de saber quem foi o cromo que abandonou essa ideia há uns anos) , com a compra/melhoramento dos comboios pendulares para 250 Km/h e fica-se com tempos de viagem Lisboa Porto, ligeiramente superiores aos de um comboio de alta velocidade mas com a infraestrutura convencional...bom negócio creio eu

No entanto, preferem construir uma linha de 300 km/h para dar passagem a meia duzia de comboios por dia, cobrando preço exorbitantes e cujo investimento feito dificilmente será recuperado! 'Tá Certo...vamos ver se arranjam dinheiro para tão monumental disparate!

Obrigado pela vossa atenção e desculpem la "longura" do testamento. Boa Noite!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bem, gostava de saber qual é o carro "normal" que só gasta 20 euros para percorrer a auto-estrada Porto-Lisboa e pagando apenas outros 20 euros de portagens.

Ida e volta, não?

Nota: se o autocarro é "concorrência" para o comboio numa viagem tão extensa, muito mal vai o reino da tugalândia...

Dario Silva.

11:05 da manhã  
Blogger Patacôncio said...

qualquer carro gasta isso nos dias de hoje, se não tiver o pé pesado como vossa excelência por ventura terá...e estamos a falar de um só sentido! Outra coisa não faria sentido...ida e volta é sou duplicar os valoras que nem a brisa nem as gasolineiras dão desconto de ida e volta...só mesmo o Totta!

O Autocarro é concorrência quando as pessoas estão cada vez mais depauperadas de recursos económicos e a ferrovia nacional insiste em se considerar cada vez mais um bem de luxo! Comboios para pobres, já eram..hoje em dia so a classe média alta é que se pode dar ao luxo da fazer viagens Lisboa Porto sem problemas! Classe média e média baixa, quando vai à terra ao FDS tem de andar à bulha por um lugar num dos IC's ou então atabalhoar-se no unico IR que ainda existe ligando Lisboa ao Porto.

2:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei da ideia da quadruplicação da LN. Mas podia-se também considerar uma outra ideia.
"Paralela" à LN, podia existir uma segunda linha dupla... entre Lisboa e o Mondego seria uma Linha do Oeste remodelada, duplicada e electrificada. A norte do Mondego, um traçado novo que aproveitasse, em parte, o canal da Vouga. A abordagem de Lisboa e Porto teria de ser muito bem pensada, mas arranjava-se qualquer coisinha ;)
Assim, cumpria-se o designío de servir novas paragens que actualmente são pouco/nada servidas pelo comboio e, distribuindo o mal pelas aldeias, descongestionar em boa parte a Linha do Norte.
No fim, se fosse necessário, algumas quadruplicações "locais".
Adquirindo material rápido para os regionais e companhia, os resultados seriam ainda melhores.
E por muito menos dinheiro que o tal TGV.
E muito mais rentável.

2:16 da tarde  
Blogger Patacôncio said...

A linha do Oeste naturalmente que merece uma modernização condigna. Não descarto essa hipotese! Contudo apenas nao a referi por razões de ordem prática! Um dos troços mais saturados da linha do Norte, excluindo os suburbios de Lx e do Porto é o troço Setil - Entroncamento, com carradas de Mercadorias, comboios de passageiros de todos os tipos, desde o mais lento ao mais rápido, e já não falando de marchas de serviço, que tb são mais que muitas. Muitos mercadorias, acabam por encostar e/ou trocar as tripulações no Entroncamento.
Mesmo com a construção de uma diagonal Vale de Santarém(eventualmente com uma concordancia pra ligar à estação nova de Santarém) - Rio Maior - Caldas da Rainha, não aliviaria lá muito...pelo contrário...a modernização da linha do Oeste geraria mais trafego, penso eu de que.
No troço Entroncamento - Mondego, a tal quadriplicação, seria grosso modo a variante de Leiria que saindo ali de um sitio qualquer nas imediações da Lamarosa, iria a Leiria e depois voltaria à linha do Norte em Pombal. Entre Pombal e Alfarelos, ai sim, a Linha do Oeste, entre Leiria e Alfarelos seria alternativa, devidamente modernizada!
Contudo, e sobre isto opinarei oportunamente(deve ja ser logo à noite), é imperativo modernizar-se a linha do Oeste a todo o comprimento, bem como servir as populaçoes com horários mais frequentes e acima de tudo decentes!
As aproximações Lisboa, pode-se criar uma nova pelo vale do Trancão, como já foi publicado inclusivé...Do lado do Porto, é ir entrando na Campanhã, pelo lado do Freixo(mais ou menos pelo canal da AE que vai ter à Ponte do Freixo).
O detalhe fica para outro post que este comentário já vai longo

Abraço e Obrigado!

5:06 da tarde  

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