domingo, maio 22, 2005

RIP MM... Viva a Linha da Lousã

Num acto altamente invulgar e extraordinário, um dos mais notáveis disparates ferroviários-light do ano foi, usando um expressão altamente técnica, c'os porcos.
É verdade, o concurso do Metro Mondego foi anulado e tudo aponta para que a Linha da Lousã tenha a sua existência assegurada como caminho de ferro convencional modernizado. Cai assim por terra a teoria politica de que "o presidente da camara da capital de distrito manda no distrito todo"...cai e bem, pois uma pessoa responsável politicamente, que apoia a amputação activa duma ligação ferroviária de reconhecida utilidade económica e social, não é certamente lá muito competente em matérias ferroviárias! Neste caso especifico, creio estarmos perante um caso de egoismo politico e social.

A Linha da Lousã merce muito mais do que o tratamento que actualmente lhe é dado...

Merece ser electrificada
Merece ter a sinalização melhorada
Merece ter material especifico para a sua realidade
Merece ser realmente encarada como uma ligação suburbana em meio rural (parece uma contradição mas não o é...lá porque é campo não quer dizer que não seja subúrbio!)
Merece ter uma ligação prática à rede geral ferroviária
Merece inclusivé o aproveitamento da plataforma já construida e ser expandida até Gois e Arganil
e Merece muitas mais coisas que os seus habituais utentes e trabalhadores melhor que eu saberão explicar quais

O prolongamento da linha até Arganil é, como já hoje por ai vi escrito num grupo, eminentemente social. O interior do distrito de Coimbra está cada vez mais desertificado e nada é feito para combater isso, nem ali nem em mais nenhuma lado deste pais maravilhoso governado por pessoas egoistas, que de incompetentes nada têm, no que toca a defender os seus interesses pessoais e corporativos.
A plataforma parece que ja está feita. isto significa que com muito poucas obras (quando comparado à construção duma linha a partir do nada) se pode levar o comboio ainda mais para o interior até Arganil. Há ali também muito pontencial para transporte de mercadorias, nomeadamente madeira que não pode ser aproveitado por falta duma ligação viável à rede geral.

A ligação à rede geral, encarada como problematica por muitos, afinal parece não o ser assim tanto, pois como mais uma vez reparam alguns frequentadores de foruns, a margem sul do mondego tem lá bastante espaço á beira rio para passar uma linha. Uma das soluções, preconiza a passagem do rio um pouco antes de santa clara, indo a linha entroncar à linha do Norte. Isto permitiria que os comboios atravessassem Coimbra a qualquer hora do dia e ainda por cima deixar os passageiros bem próximos do centro da cidade e para cumulo, como também se pode ver nos foruns ferroviarios(que são um manancial de ideias para analise por parte dos responsáveis), facultaria a possibilidade de se fazerem comboios directos Lousã - Figueira da Foz.

Muito se poderia continuar a dizer acerca deste assunto. Contudo os principais tópicos estão aqui explandados para a vossa analise e reflecção

PROPS para a malta toda

TASSS

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Felizmente, alguém teve discernimento suficiente para acabar com essa ridicularidade que era o Metro do Mondego.
Agora, há um problema: será que a tal modernização vai ser feita? Há planos para isso? Justificação há decerto, mas sem vontade política as coisas não nascem por si!
Vamos a ver os próximos capítulos desta história. A ver se são criados os suburbanos de coimbra (cantanhede, figueira, lousã...).
Sim, porque não é só a Lousã que tem um potencial subaproveitado...

9:26 da tarde  

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